Quem somos

A Exercit(a)mente nasceu em Abril de 2017, pela iniciativa de uma gerontóloga social que pretendia colmatar a inexistência de materiais de estimulação cognitiva planeados, estruturados e construídos especificamente para todos os que pretendem um envelhecimento de qualidade e com uma mente ativa. 

Os materiais da Exercit(a)mente foram pensados com o objectivo de estimular os diferentes domínios cognitivos através de dinâmicas lúdicas que permitem o convívio e interação social, de acordo com as  necessidades, potencialidades, gostos e vivências das pessoas idosas. Para tal, para cada dinâmica foram adaptados diferentes níveis de dificuldade: nível 1; nível 2, nível 3. 

Bárbara Antunes: Licenciada em Gerontologia Social pela Escola Superior de Educação de Coimbra- Instituto Politécnico de Coimbra

Evidências científicas dos benefícios da estimulação cognitiva baseada em materiais:

Como refere (Apostolo, Cardoso, Marta, & Amaral, 2011) a estimulação cognitiva está associada a uma diminuição do risco de declínio cognitivo, da perturbação depressiva, melhora a autonomia dos idosos e aumenta a proteção contra o aparecimento de demência. Sendo por tal essencial que seja incluída em programas de cuidados a pessoas idosas de forma a contribuir para a preservação da sua capacidade cognitiva e funcional, contribuindo para um maior nível de independência.

Contacte-nos:

  • Telefone: 963 304 481 (Chamada para rede móvel nacional)
  • E-mail: barbarams93.ba@gmail.com

Método de Pagamento